Quais são os benefícios do quebra-cabeça?

4 setembro, 2025




Pode parecer frustrante não conseguir montar um  "Quebra Cabeça" e resolver logo de cara um desafio, mas a verdade é que o quebra-cabeça também é uma maneira de reduzir o estresse. Manter o foco em um único objetivo por mais tempo, nos leva também a distração de outras questões que causam preocupações.
O quebra-cabeça nada mais é que um grande desafio aguardando ser solucionado.
Nesse sentido, é também um estímulo para resolução de problemas, tanto os mais simples ou complexos. Além de ser necessário desenvolver várias etapas de um processo para finalmente concluir a tarefa; organizar nossos pensamentos de forma ordenada, imaginar a figura, encontrar as peças, tentar encaixá-las, desse modo estamos também exercitando as nossas habilidades para lidar com sentimentos de frustração e a observar nossos erros com mais atenção. Isso faz com que o nosso pensamento crítico seja estimulado, não podemos esquecer do movimento causado a nossa memória visual, do reconhecimento das formas e imagens, das tomadas de decisões individuais ou em grupo e finalmente na sensação de realização, isso porque é preciso avaliar e lembrar de informações conforme as conexões são realizadas em detalhes até que se chegue ao final da tarefa.

Por fim, o quebra-cabeça também é uma ferramenta importante para aumentar a autoestima e a autoconfiança. Para te mostrar direitinho como funciona na prática, preparamos um quebra cabeça teste, para percepção do impacto dessa brincadeira,   QUEBRA CABECA TESTE  clique, realize a tarefa e faça contato conosco para conhecer os resultados e os benefícios de uma boa Memória Visual. 

 

Café e Consultoria Psicopedagogia Inteligente - Combinação Perfeita

3 setembro, 2025





"Assim como um bom café pode ser o momento perfeito para estimular a concentração, a Consultoria Psicopedagógica Inteligente pode te oferecer soluções cognitivas personalizadas e eficazes para te ajudar a melhorar e desenvolver os seus processos cognitivos".

Saiba mais...BENEFÍCIOS DA PSICOPEDAGOGIA

 

Quais as principais diferenças?

3 setembro, 2025

O que é TDAH?

TDAH é um transtorno neurobiológico caracterizado por um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade, que interfere no funcionamento e desenvolvimento da pessoa. Os sintomas podem variar em intensidade e tipo, mas geralmente incluem:

Desatenção: Dificuldade em manter o foco, distração fácil, esquecimento de tarefas, desorganização.
Hiperatividade: Inquietude excessiva, dificuldade em ficar sentado, agitação constante.
Impulsividade: Dificuldade em esperar a sua vez, interrupção frequente de conversas, tomada de decisões precipitadas.

O que é TDA?

O TDA, por sua vez, é um termo menos utilizado atualmente. Ele se refere à apresentação do TDAH em que a hiperatividade e a impulsividade estão ausentes ou são menos intensas. Nesse caso, os sintomas se concentram principalmente na desatenção.

Quais as principais diferenças entre TDAH e TDA?

Sintomas Desatenção, hiperatividade e impulsividade Principalmente desatenção
Comportamento Agitação, dificuldade em seguir regras, impulsividade Dificuldade em se concentrar, esquecimento, desorganização.
Diagnóstico e Avaliação completa por CONSULTORIA PSICOPEDAGÓGICA INTELIGENTE .


 

ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

3 setembro, 2025





TDA (Transtorno do Déficit de Atenção)

a desatenção é o principal sintoma.

TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) além da desatenção, há também a inquietação,agitacão e comportamentos impulsivos.

Leia Também...Quais as principais diferenças?

 

BENEFÍCIOS DA PSICOPEDAGOGIA

2 setembro, 2025

A PSICOPEDAGOGIA trata-se de um campo do conhecimento onde há uma combinação entre duas importantes ciências: a psicologia e a pedagogia.

Nesse campo, se estuda o processo da aprendizagem humana, tendo como objetivo principal melhorar o processo de aprendizado, assim como o desempenho de pessoas de todas as idades em suas relações sociais.

O profissional dessa área atua fazendo uso dos mais diversos conhecimentos, como:

Psicologia, Pedagogia, Psicanálise, Antropologia, Psicolinguística, Neurologia, Fonoaudiologia. Os atendimentos são realizados com ênfase:

  • Instituições: Com o objetivo principal em realizar uma análise da relação social existente entre aluno, comunidade escolar, pais e o processo de aprendizagem, com a finalidade de melhorar o trabalho realizado nas instituições.
  • Clínicas:  De modo especifico e individual as análises e terapias tem como objetivo identificar problemas de aprendizagens, identificando as razões cognitivas que recaem sobre dificuldades ou qualquer tipo de distúrbios, transtornos de linguagem, comunicação ou mesmo motor que possam interferir no processo de aprendizagem. Os transtornos ou disturbios podem ser de ordem emocional, física ou social. Identificado o problema, o profissional então realiza a aplicação de métodos que beneficiam solucionando ou readaptando de modo regulatório.